in

Vale a pena comprar celular usado para usar no dia a dia?

celular usado
Crédito: Canva

De fato, comprar um celular usado é uma opção muito atrativa em diversos aspectos. Claro, um dos principais motivos para uma pessoa optar por um celular usado é por conta de valores reduzidos.

Há muitos anúncios de celulares usados em marketplaces, cujo valor é, literalmente, metade do valor de um celular novo. E por isso, cada vez  mais pessoas estão na procura por esses smartphones.

Mas será que realmente vale a pena investir nesses aparelhos usados? Mesmo que os preços sejam melhores que os celulares novos, é preciso analisar algumas características antes de fazer a compra. Quer saber o que analisar? Então, fique aqui e leia até o final.

celular usado
Crédito: Canva

Por que comprar um celular usado? 

Pois bem, comprar um celular não somente trará mais economia para o seu bolso, como também é uma ótima opção para você trocar de celular com mais frequência. Afinal, com valores mais acessíveis, a ideia de trocar de celular anualmente não fica muito distante para as pessoas de baixa renda.

Além disso, o ato de comprar aparelho usado contribui com a natureza. Todos os anos centenas de celulares em funcionamento são descartados de forma incorreta em rios e florestas. Prejudicando assim, a natureza como um todo.

Dito isso, comprar um celular usado é uma opção muito interessante e sustentável. Mas nem tudo são flores, é preciso ter cuidado com alguns detalhes ao realizar a compra de um smartphone usado. 

Quer saber quais cuidados são necessários? Veja abaixo.

1. Bateria

Os modelos mais atuais de smartphones possuem excelentes baterias e com autonomia para quase 24h de funcionamento. Embora sejam boas, muitas pessoas utilizam o celular de forma errada e acabam viciando a bateria.

Sendo assim, faça perguntas sobre como está a saúde da bateria do celular, quanto de carga ela está segurando.

2. Loja ou pessoa física

Saber a procedência no momento de comprar um celular usado é fundamental para você não se meter em problemas. Afinal, muitas pessoas anunciam e vendem celulares roubados. 

De fato, se você quer mais segurança em relação a isso, as lojas físicas são excelentes escolhas para você comprar um celular usado. Mas caso você queira comprar de um vendedor físico, sempre pergunte se ele possui a caixa do celular, nota fiscal.

Eu sei que pode parecer difícil, mas é o melhor caminho para você comprar um celular com procedência correta.

3. Tela

 Por fim, mas não menos importante, sempre avalie as condições da tela do celular que você está interessado. A tela possui defeito aparente? Há manchas escuras no canto do visor? 

Esses detalhes devem ser observados, pois a troca de uma tela pode comprometer as funcionalidades do smartphone.

Muito obrigado pela leitura e leia também: Comprar ou alugar Iphone?