in

Confira os 6 melhores jogos para melhorar a sua saúde!

O universo dos jogos tem ganhado cada vez mais espaço no mercado mundial. Milhares de jovens e adultos correm para comprar o jogo que é lançamento, o console mais atualizado e também as melhores peças para o seu computador gamer.

Dentro desse contexto, com essa grande difusão dos jogos eletrônicos, alguns estudiosos conseguiram definir que alguns jogos são vantajosos para nossa saúde. Desse modo, iremos listar os 6 melhores jogos para nossa saúde.

Jogos eletrônicos benéficos para nossa saúde, entenda

Já pensou que ser um jogador de jogos eletrônicos pode ser algo produtivo para sua saúde? Pois bem, dentro da vasta gama de jogos que circulam no mercado, alguns possuem características que podem auxiliar no desenvolvimento de nossa saúde.

Assim como jogos de tabuleiro, alguns são populares por auxiliar no estímulo de algumas habilidades cognitivas, bem como estimular que o jogador exercite sua mente através de memória, visualização e estudo de técnicas de jogos.

Dentro do universo gamer é possível analisar diversos avanços psicológicos provocados pela prática desse esporte. Alguns pesquisadores já identificaram que é possível adquirir uma habilidade de raciocínio lógico e percepção, através de jogos bem populares entre a garotada.

Você deve estar se perguntando, quais jogos proporcionam isso? Então, a lista de jogos produtivos para esse conteúdo é vasta, porém, iremos listar apenas os 6 melhores jogos que podem contribuir para sua saúde.

Para avaliar isso, levamos em consideração alguns aspectos e benefícios adquiridos pela prática desses jogos como coordenação motora, raciocínio lógico, exercício físico, tomada de decisões, percepção, atenção e memória. Confira abaixo os exemplos.

Conheça os 6 melhores jogos para cuidar da sua saúde

Pokémon Go

Um dos jogos de maior destaque dos últimos anos, o Pokémon Go, é inspirado no famoso anime de mesmo nome, que conquistou e mobilizou diversos de jovens dos mundos dos games e dos desenhos.

A febre do Pokémon é tão grande, que em 2019 o jogo desenvolvido pela Niantic alcançou a marca de 1 bilhão de downloads. Isso se dá pela sua forma inovadora e divertida de gameplay, que trabalha um importante aspecto, muitas vezes esquecido pelos jogos: A movimentação.

Para conseguir seus Pokemons e desenvolver outros aspectos da jogabilidade, o jogo incentiva que seu player se movimente por sua vizinhança e cidade. Para encontrar novos personagens e explorar novas oportunidades, o jogador deve caminhar por sua cidade para desbloquear esses recursos.

A partir disso, esse jogo se torna um famoso aliado para os amantes de caminhadas, principalmente por ser um grande estimulador de movimentação e atividade física. Uma grande oportunidade de agregar o exercício físico na sua rotina.

Zombies, Run!

Outro grande expoente dos jogos dinâmicos, é o survivor Zombies, Run!. Com uma jogabilidade totalmente inovadora, o jogo incentiva o seu player a correr pela sua vizinhança para conseguir contribuir com a sobrevivência da humanidade.

Embora pareça estranho, é exatamente isso que você leu, o jogador deve correr literalmente. Assim como o Pokémon Go, esse jogo se destaca por seu dinamismo e incentivo a prática dos exercícios físicos.

Just Dance

Já pensou em praticar dança e ganhar pontos e se divertir com seus amigos fazendo isso? Pois bem, foi com esse intuito que surgiu uma das franquias mais promissoras e divertidas do mercado de jogos, o Just Dance.

Por ser uma prática extremamente atlética e satisfatória, a dança atraiu diversos jogadores para dentro do mundo do Just Dance. Lá, você dança, se diverte e ainda movimenta seu corpo com alta intensidade de queima calórica, podendo até mesmo ser usado como exercício para perda de peso.

Vale destacar que o jogo se destaca por trabalhar a dança de maneira dinâmica, intuitiva e também mega acessível. A prática dessa modalidade é interessante também, pelo fato da dança ser uma das principais atividades para liberação de endorfina, a substância da felicidade.

Jogos de ação

Se você achou que esses jogos são apenas divertidos, saiba que eles podem contribuir e muito para sua saúde. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Rochester, nos EUA, constatou que os jogos de ação em geral estimulam diversas partes do seu cérebro e ajudam a desenvolver características fundamentais.

Os jogadores de jogos como Free Fire, Fortnite, Counter-Strike e Call of Duty podem aprender durante suas partidas diversas táticas e estratégias, além de desenvolver a habilidade de tomar decisões rápidas nos momentos mais oportunos.

Jogos de estratégia

Outro estilo de jogo muito popular é o de estratégia. Dentro desse nicho, diversos jogos movimentam milhares e milhares de players todos os dias como League Of Legends, World of Warcraft, Dota, até os tradicionais Puzzles, Tetris e Candy Crush.

Esse estilo de jogo tem por característica principal o envolvimento e desenvolvimento do raciocínio lógico para resolver situações adversas. Através desses jogos você pode condicionar sua mente a pensar de forma rápida, objetiva e ativa em vários momentos.

2048

Não poderíamos deixar de fora dessa lista um dos mais populares jogos mobile da atualidade, o 2048. Através da matemática o jogo busca estimular seu cérebro a ter um pensamento totalmente ativo e focado, para conseguir cumprir seus objetivos.

Além disso, trabalha junto o próprio raciocínio lógico para que você encontre as melhores combinações de pares da melhor forma que puder.

Quem diria que os jogos poderiam ser tão vantajosos, não é mesmo? Não perca mais tempo e busque adentrar nesse universo mágico de muita diversão e aprendizado para seu cérebro e corpo. 

Se você quer ser um gamer saudável, nós temos um artigo que vai te ajudar e muito falando sobre alimentação, clique aqui e fique por dentro!