in

Conheça as 5 melhores maneiras de transmitir a tela do seu celular para TV!

Com a modernização do modo de consumo de conteúdos audiovisuais, os celulares precisaram se adequar a esta inovação para proporcionar uma experiência mais confortável aos seus usuários. 

A fim de promover formas mais convenientes e cômodas de assistir conteúdos multimidia e utilizar plataformas de streaming, os smartphones possibilitam a conexão de imagem com televisores, tanto smart TVs quanto TV digitais. 

Assim, preparamos um texto com os 5 modos de você transmitir a imagem do seu dispositivo para o seu televisor, confira-as logo abaixo! 

Descubra as 5 melhores maneiras de transmitir a imagem do celular para TV

Transmissão Wireless

A conexão do seu celular à televisão a fim de transmitir imagem e som pode ser feita de diversas maneiras, variando de acordo com o modelo do seu dispositivo e de sua televisão, sem a necessidade de cabos. Leia abaixo como executar estas funções:

Função Miracast

A função Miracast pode ser definida como a opção mais acessível para transmitir a imagem do seu celular para a TV. Através dela tanto faz se seu smartphone for IOS ou Android, o único requisito é possuir uma Smart TV. 

Por esse motivo, a Miracast, função presente nas Smart TVs, torna-se a maneira mais prática de conectar um celular à sua televisão, visto que você não precisa comprar cabos auxiliares ou instalar aplicativos adicionais ou pagos, a função já vem completa na sua própria TV. 

Quando você dispõe de uma TV com a função Miracast, ao entrar em um aplicativo de streaming, irá aparecer um ícone que permite você espelhar a imagem do seu celular para a Smart TV.  Assim, basta você clicar neste ícone e o compartilhamento é iniciado. 

É importante ressaltar que muitas vezes a função não conta com o nome de Miracast, dependendo da marca de seu televisor esta utilidade pode ser apresentada como ‘’Screen mirroring’’ ou ‘’Screen share’’.

Aparelho ChromeCast

Apesar de similar à tecnologia Miracast, a função de espelhamento Chromecast é uma opção paga a quem não possui uma Smart TV ou deseja ter mais aplicativos que permitam conectar o celular à TV. 

A utilização do Chromecast acontece por meio do dispositivo Google Chromecast, o qual conecta-se ao seu aparelho televisor e disponibiliza a função de espelhamento em aplicativos de streaming, como Youtube, Netflix, Globo Play e afins.

O aparelho Chromecast é bem acessível, pois pode ser encontrado em qualquer loja física ou online de aparelhos eletrônicos. Assim que você adquiri-lo, basta instalar o aplicativo Google Home, o qual controla os dispositivos Google de sua casa e, assim, cadastrar o seu Chromecast. 

Com o cadastro feito, ao entrar em aplicativos que dispõem da função Miracast, você terá o ícone de espelhamento de imagem liberado. Por isso, esta função beneficia pessoas que já possuem uma televisão digital convencional, mas gostariam das funcionalidades de uma Smart TV. 

Espelhamento

O espelhamento é uma função que utiliza a TV como extensão da tela do seu celular, não ficando limitado apenas à transmissão de aplicativos selecionados. Desse modo, ele serve como uma alternativa para quem não possui um dispositivo compatível com o Chromecast. 

Se você possui um aparelho Android, a função de espelhamento para a televisão está disponível através do Google por meio de Wi-fi. Contudo, para usuários IOS, esta funcionalidade só pode ser executada por meio de uma Apple TV, a qual reproduz a imagem através da função Airplay. 

Já se você procura outra maneira de realizar o espelhamento, pode executar esta função utilizando um smartphone e uma televisão da mesma marca. Como por exemplo, a LG disponibiliza a possibilidade de você espelhar o seu celular LG com a sua TV LG.

Mas e se não tiver internet, como posso transmitir a imagem do celular para TV?

As opções citadas anteriormente são muito práticas, porém não funcionam caso não haja internet. Dessa forma, para você conseguir conectar seu celular ao seu televisor mesmo sem Wi-fi há cabos auxiliares que executam esta função de maneira tão eficiente quanto da forma wireless. 

Utilizando cabo USB

Nem sempre a conexão de celular à TV é apenas para utilizar aplicativos de streaming, conseguir acessar as imagens e arquivos presentes no seu smartphone e transmiti-las para o seu televisor para enxergá-las de maneira mais nítida também é uma utilidade importante. 

Para isso, você precisa apenas de um cabo USB, o mesmo que vem acompanhado do seu celular e carregador, e de uma televisão que aceita a entrada deste cabo. 

Assim, você não necessita gastar com uma Smart TV ou aparelhos auxiliares, basta a tela do seu celular estar ligada e você consegue visualizá-la na sua TV. 

Com adaptador de cabo HDMI 

Mesmo sendo mais conhecido por conectar a imagem de notebooks aos televisores, o cabo HDMI também pode ser uma opção para você transmitir o conteúdo de seu celular para a TV. 

A única coisa que você precisa é um adaptador para o cabo HDMI e seu dispositivo, o qual conta com uma entrada USB e outra HDMI, possibilitando a conexão entre o seu celular e a sua televisão. 

Apesar de ter que investir em um cabo conversor, esta função possui a vantagem de você não precisar de internet para executá-la. Além do mais, os modelos de adaptadores, MHL ou Slimport, podem ser encontrados de R$ 30  a R$ 99, não pesando muito no bolso do consumidor. 

Você pode se interessar por: Conheça os 5 melhores aplicativos para assistir futebol usando o seu celular!