in

Conheça os melhores aplicativos para encontrar redes de Wi-Fi Gratuitas!

Com o avanço da tecnologia, a sociedade ficou cada dia mais dependente de internet, ao ponto das pessoas precisarem estar conectadas o tempo inteiro em todo lugar que vão. 

Com isso, muitas pessoas já passaram pela situação de sair de casa e precisar acessar a internet, mas não sabiam onde encontrar uma rede gratuita disponível para o uso público.

Pensando em solucionar esse problema e tornar o acesso às redes mais acessível, foram desenvolvidos aplicativos que auxiliam você na busca por lugares que disponibilizam Wi-Fi gratuito.

Para você saber sobre os melhores aplicativos para encontrar conexões de Wi-Fi gratuitamente, basta continuar lendo o texto! 

Como funciona a conexão Wi-Fi?

Hoje em dia é quase impossível imaginar a sociedade sem internet e, principalmente, sem Wi-Fi. Entretanto, a internet sem fio é uma ferramenta relativamente recente, tendo sua origem no final da década de 90. 

A finalidade desta conexão é proporcionar às pessoas o uso de internet sem a necessidade de fios, podendo ter um alcance de rede muito maior e de forma mais prática. 

Desse modo, o principal benefício da Wi-fi é tornar o acesso à internet mais acessível e simples, não limitando os usuários, que então podem se conectar através de smartphones, computadores, notebooks, TVs e afins. 

Para que o Wi-Fi seja executado de maneira adequada e eficiente o principal fator a ser considerado é o uso de um roteador, visto que é através deste aparelho que as ondas de internet são transmitidas e fazem a leitura das informações. 

Entretanto, há uma variedade de frequência, alcance de rede e de velocidade da internet, fatores que estão associados à operadora da conexão. 

Agora que você já sabe o essencial sobre o funcionamento da rede Wi-Fi, leia a seguir os motivos por que essa conexão é disponibilizada gratuitamente e onde encontrá-la!

Onde o Wi-Fi pode ser encontrado gratuitamente?

É imprescindível reconhecer a dependência que a sociedade tem com a internet nos dias de hoje. Dessa forma, os smartphones e notebooks se tornaram acessórios do dia-a-dia das pessoas, pois conseguem conectá-las à internet em qualquer lugar. 

Apesar disso, em muitos momentos não há possibilidade de conexão, já que apesar de muito comum a internet é uma utilidade paga, que às vezes pode custar caro. 

Pensando nisso, muitos comerciantes e empresários disponibilizam Wi-Fi gratuito em seus estabelecimentos para essas pessoas que precisam acessar a internet quando estão longe de casa, e, assim, conseguem atrair mais clientes e mantê-los no estabelecimento por mais tempo, o que acaba sendo uma forma de lucro. 

Se você passar por alguma situação em que precisar usar a internet e não tiver acesso em seu celular ou notebook, basta você encontrar algum estabelecimento que forneça esse serviço com os aplicativos que iremos mencionar a seguir. 

Quais são os aplicativos para encontrar Wi-Fi?

Para facilitar a vida das pessoas que necessitam utilizar internet fora de casa, que por algum motivo não possam pagar o acesso e também para quem não quer depender dos dados móveis do seu celular, criaram-se diversos aplicativos que possibilitam a conexão com a rede Wi-Fi de forma gratuita. 

As redes alvo destes aplicativos são os comércios, empresas ou estabelecimentos que possuem uma internet de conexão pública, ou seja, redes abertas para o uso dos clientes e pessoas que frequentam aquele espaço. 

Com isso, é importante mencionar que a função destes aplicativos não é roubar dados ou a senha do Wi-Fi dos estabelecimentos, mas, sim, ajudar você a encontrar redes gratuitas e públicas disponíveis ao seu redor. 

Para facilitarmos esse processo para você, trouxemos uma lista com os principais aplicativos de buscas para Wi-Fi disponíveis na loja de aplicativos do seu dispositivo Android ou IOS, sendo todos eles gratuitos. Confira abaixo:

  • Instabridge;
  • Mandic MagiC;
  • Wi-Fi Finder;
  • Wi-Fi Map;
  • Free Zone. 

Estes aplicativos podem facilitar muito a sua vida, entretanto é importante tomar cuidado, veja a seguir o porquê! 

Tome cuidado com as rede de Wi-Fi Gratuitas

A conexão gratuita à internet pode ser muito atrativa, entretanto ela não está livre de perigos. Por ser uma rede pública, acessada por diversas pessoas diferentes simultaneamente, ela acaba se tornando uma conexão mais instável e passível de roubos e acessos por hackers. 

Por esse motivo, ao utilizar uma Wi-Fi gratuita é importante que você considere o risco que está correndo e não acesse contas bancárias e nem insira qualquer senha que possa ser roubada ou acessada por hackers, que possam fazer algum mal com o uso de seus dados pessoais. 

Dessa forma, as redes gratuitas podem ser um facilitador e muito úteis na hora que você precisar usar internet com urgência ou para acessos mais básicos que não envolvam o compartilhamento de senhas importantes, mas contam com uma segurança vulnerável que pode ser facilmente acessada por pessoas mal intencionadas. 

Se esse texto ajudou você a se informar sobre o funcionamento de redes Wi-Fi gratuitas e você gostou dos aplicativos recomendados, compartilhe essa matéria com os seus amigos para eles também saberem como encontrar essas redes gratuitas! 

Você também pode se interessar por: Descubra as principais dicas para prolongar a bateria do seu iPhone!