in

CPF Digital: Descubra como ter o seu!

Os documentos digitais a cada dia são uma realidade mais presente na vida dos brasileiros, o que possibilita uma maior facilidade, pois esse tipo de documento tem a mesma validade que as suas versões tradicionais, em papel ou cartão, mas são acessadas diretamente na tela do celular. 

Desde o ano de 2011 a Receita Federal deixou de emitir Cadastro de Pessoas Físicas, os conhecidos CPFs, na versão de cartão plástico, permanecendo somente com uma versão digital. 

No entanto, essa versão ainda deveria ser solicitada de maneira presencial, mas poderia ser gerada através do próprio site da Receita Federal, salvo e impresso pelo próprio cidadão. 

Atualmente, devido à situação de pandemia e a necessidade de realização de isolamento social, a Receita Federal acabou flexibilizando esse processo, possibilitando que os cidadãos realizem a solicitação de emissão do documento de maneira online.

Como realizar solicitação do seu CPF de forma online?

O processo de solicitação do Cadastro de Pessoas Físicas é muito simples e rápido, pode ser feito em poucos minutos através da internet. 

Se você precisa realizar a solicitação do seu CPF, mas tem dúvidas de como prosseguir, não se preocupe, elaboramos um passo a passo detalhado para que você entenda exatamente como fazer. Confira a seguir.

  1. O primeiro passo que você precisará dar, será acessar o site da Receita Federal, no seu navegador.
  2. Então é necessário que você clique nos três tracinhos localizados na parte superior esquerda do site, para abrir o menu principal do site. 
  3. Ao abrir o menu, você deverá clicar em “Serviços”, que será a primeira opção disponível.
  4. Depois disso, você deverá clicar em “Cadastros” e então selecionar a opção “Cidadão (CPF/CAEPF)”.
  5. Quando você clicar nessa opção, você será redirecionado para uma página, onde deverá clicar em “Inscrever no CPF”.
  6. Caso a página não esteja disponível, você pode acessar o formulário de inscrição diretamente, clicando aqui.
  7. Uma vez na página, você deverá informar todos os dados solicitados, como seu nome completo, data de nascimento, sexo e naturalidade, por exemplo. Além disso, também é solicitado seus dados residenciais. 
  8. Ao informar todos os seus dados de maneira correta, você deverá clicar em “Enviar”.
  9. Pronto! Você já estará inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas e poderá ter acesso ao seu número de documento. 

Como solicitar o CPF Digital?

Além disso, você também pode solicitar a versão virtual do seu CPF, diretamente no seu smartphone, através de um aplicativo disponível para download de maneira totalmente gratuita, nas lojas de aplicativos de smartphones. 

O aplicativo “CPF Digital” pode ser encontrado na App Store, caso o sistema operacional do seu celular seja iOS, e na Play Store, se for Android. 

O CPF digital tem a mesma validade que o CPF físico original, e pode ser utilizado em todo território nacional através do aplicativo.

No entanto, o CPF Digital só está disponível para uso de pessoas que tenham realizado cadastro biométrico na emissão ou no momento de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois o aplicativo foi desenvolvido com o intuito de reunir esses dois documentos em um serviço só.

Além disso, é necessário ter a biometria cadastrada, pois é necessário realizar identificação biométrica para validar suas informações no aplicativo, no momento da solicitação. 

O aplicativo “CPF Digital” conta com um ChatBot, que nada mais é do que um atendimento virtual interativo, que foi desenvolvido para auxiliar os cidadãos no momento do preenchimento das suas informações, e em eventuais dúvidas. 

Se você não está bem certo de como realizar a solicitação do seu CPF Digital, não se preocupe, elaboramos um passo a passo detalhado para lhe auxiliar. Confira a seguir:

  1. Abra a loja de aplicativos do seu smartphone, e busque o app “CPF Digital” na barra de pesquisa.
  2. Clique para fazer o download e aguarde até que a instalação seja finalizada.
  3. Em seguida, inicie o aplicativo e ao abri-lo, aparecerá uma sequência de telas de introdução, que você poderá ler ou passá-las, clicando em “Pular”.
  4. Na sequência, aparecerá uma tela de início, onde você precisará informar seu número de CPF e sua data de nascimento nos campos indicados e então finalizar tocando no botão onde está escrito “Próximo”. 
  5. Em seguida, será exibida uma tela com os termos e condições do aplicativo, que você deverá ler, e se concordar, tocar no botão ao lado de “Li e concordo com os termos e condições” e finalizar apertando em “Aceitar”.
  6. O próximo passo exigido é uma “prova de vida”, onde será solicitado que você realize uma sequência de selfies com ações e poses que serão descritas pelo aplicativo, como por exemplo, virar a cabeça para um lado específico, piscar os olhos e sorrir. Você terá um tempo limite para realizar as ações solicitadas, e é importante que você esteja com o rosto centralizado para a câmera.
  7. Após finalizar o processo de verificação, você deverá clicar no botão “Enviar”.
  8. Por fim, você precisará criar uma senha com quatro dígitos, para ter acesso ao app e pronto, seu CPF e CNH Digitais terão sido geradas, e você pode acessá-las a hora que quiser.

Você pode se interessar por: RG Digital: Descubra como conseguir o seu!