in

RG Digital: Descubra como conseguir o seu!

Nos últimos tempos vêm sendo lançados diversos aplicativos para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros, a fim de possibilitar que os mesmos consigam ter versões digitais de seus documentos, como por exemplo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Com o mesmo intuito, foi lançado no último ano pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, um aplicativo para que os cidadãos do estado pudessem ter acesso ao seu RG digital, diretamente em seus celulares. 

Além do fator de facilitar o acesso ao documento, o aplicativo lançado também possibilita que os cidadãos realizem solicitações, como por exemplo, de segunda via do seu documento e aqui você vai saber tudo sobre ele!

Conheça o aplicativo RG Digital

O aplicativo, que se chama “RG Digital SP”, está disponível para download de maneira totalmente gratuita nas lojas de aplicativos de smartphones, tanto na Play Store (para aparelhos Android) quanto na App Store (para iOS). Além disso, também não é cobrada nenhuma taxa para ter acesso e baixar a versão virtual do seu documento. 

Entretanto, nem todas as pessoas poderão ter acesso a essa ferramenta e realizar o download do seu Registro na versão digital, devido ao sistema de validação do documento, que é feita através da leitura do QR Code impresso no documento. 

Esse QR Code só passou a ser impresso nos RGs do Estado de São Paulo a partir do ano de 2014, portanto, quem possui o documento emitido antes desta data, não conseguirá ter acesso ao RG virtual. 

Para essas pessoas, é necessário realizar a atualização do seu documento de identidade da maneira convencional, indo presencialmente até o Poupatempo, e então, após a atualização, poderá começar a utilizar seu RG Digital sem problemas. 

Os documentos virtuais, emitidos através dos sites ou aplicativos oficiais são considerados documentos oficiais, assim como os emitidos pelos órgãos oficiais, e são aceitos para os mesmos fins, em todo o território nacional. 

Como realizar a solicitação do RG Digital?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o RG Digital, chegou o momento de entender como fazer o seu RG Digital. Não se preocupe, pois elaboramos um passo a passo detalhado para você não ficar com dúvidas! Confira a seguir.

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e busque por “RG Digital SP” na barra de pesquisas. Em seguida, clique em instalar e aguarde o download ser finalizado. 
  1. Abra o aplicativo e clique em “Adicionar RG Digital”, que se encontrará logo na página inicial do app. 
  1. Em seguida, realize a leitura do QR Code, que se encontra na parte interior do seu documento de identidade físico. 
  1. Neste momento, será solicitado que você informe o número do seu RG, o que você deverá fazer, e então clicar no botão “Solicitar”.
  1. A seguir, serão apresentados os Termos de Uso e Política de Privacidade, que você deverá realizar a leitura, e então aceitá-los, se estiver de acordo. 
  1. Então você será direcionado para o segundo passo da solicitação do seu RG Digital, que é realizado através de reconhecimento facial. Nesse momento é importante que você esteja em um local com boa iluminação, e que mantenha uma certa distância da sua câmera, para ser possível reconhecê-lo sem problemas. 
  1. Então, deverá clicar em “Iniciar reconhecimento” para realizar esta etapa da validação.
  1. Na próxima página, será solicitado que você crie uma senha com quatro dígitos, para acessar o seu RG Digital. 
  1. Além disso, também é possível ativar a senha via leitura biométrica, assim você poderá utilizar sua digital para acessar o sistema, ao invés de ter que digitar a senha sempre que for acessar o documento.
  1. Pronto, RG Digital criado! Para acessá-lo neste momento basta clicar em “Visualizar RG” ou, posteriormente, em “Minha Carteira” na página inicial do aplicativo.

Como solicitar a segunda via do seu RG através do aplicativo?

Se você precisa solicitar uma segunda via do seu documento de identidade, não se preocupe, pois você pode fazer a solicitação diretamente através do app, desde que seu documento tenha sido emitido após fevereiro de 2014 e que você possua mais de 16 anos.

Além disso, também é necessário realizar o pagamento de uma taxa de emissão.

Para realizar a solicitação da segunda via do seu RG através do app, siga o passo a passo abaixo. 

  1. Abra o aplicativo e clique em “Solicitar 2ª via”, logo na página inicial. 
  1. Nesse momento, você será redirecionado para uma tela onde deverá informar o número do seu RG.
  1. Após inserir o número, você deverá informar um endereço de e-mail para contato. Você receberá informações sobre como realizar o pagamento da taxa de emissão do seu novo documento através desse mesmo e-mail. 
  1. Então, você deverá selecionar um local para retirar seu documento.
  1. Por fim, você deverá realizar uma verificação biométrica, utilizando a câmera frontal do seu smartphone.
  1. Pronto, agora você poderá confirmar seus dados e finalizar sua solicitação. 

Você pode se interessar por: CPF Digital: Descubra como ter o seu!