in

Tem filhos? Descubra os malefícios e benefícios dos vídeo games para eles!

Atualmente vivemos em um mundo totalmente modernizado e digital, a tecnologia se faz presente em praticamente todos os lugares e ocasiões em que vivemos e habitamos. 

A tecnologia se tornou uma forma de nos informarmos sobre a realidade, ao mesmo tempo que também pode ser utilizada para fugir dela. 

Utilizamos a tecnologia para tudo, para trabalho, estudos, para conversar com os amigos e até mesmo para momentos de lazer e cultura. Que a tecnologia é uma parte muito importante do nosso cotidiano, não podemos negar. 

Obviamente crianças e adolescentes não seriam menos afetados por ela, muito pelo contrário, essas são as faixas etárias que mais a utilizam. 

Uma grande preocupação que muitos pais e familiares possuem, é em como a tecnologia, ou de forma mais específica, como os videogames afetam o desenvolvimento das crianças e jovens. 

Muitas vezes, se vê esse tipo de tecnologia como uma vilã, que surgiu para atrapalhar e dificultar a vida e as relações. Mas será que isso é verdade?

Estudos comprovam que não, que isso não é um fato! Entretanto, é necessário que se utilize essa forma de diversão de maneira controlada e sem exageros, afinal de contas, tudo em excesso faz mal.

Quer saber sobre os benefícios e os malefícios que o videogame pode acarretar? A seguir falaremos sobre essas questões!

Benefícios do videogame 

É comum que se ouça falar sobre como os videogames são perigosos e danosos para as crianças. Por conta do teor violento de muitos jogos, dizem que eles seriam responsáveis por incentivar comportamentos agressivos. 

Entretanto, não existem estudos que consigam comprovar se essa informação é verdadeira, ou apenas uma falácia. 

Mas, existem alguns fatores que, comprovadamente oferecem grandes benefícios a quem joga videogames, e falaremos sobre alguns deles a seguir. 

Auxilia no desenvolvimento e melhora da coordenação motora

Os jogos de videogames podem ser extremamente úteis quando o assunto é o desenvolvimento de habilidades, que são extremamente válidas para o dia a dia. 

Isso pode se dar por uma série de fatores, dentre eles, a quantidade de informações que os jogos oferecem ao jogador. Além disso, a quantidade de regras e códigos ainda auxiliam na melhora da velocidade do raciocínio, por exemplo.

Em casos de jogos que exigem muita ação, são exigidas e, consequentemente, desenvolvidas habilidades motoras, pela grande necessidade de o jogador estar sempre atento aos diversos estímulos visuais e as jogadas que precisa fazer. 

Por conta dessa grande quantidade de estímulos, jogar videogame pode auxiliar a desenvolver uma maior noção para atividades muito úteis no cotidiano, como por exemplo, facilitar no momento de aprender a tocar um instrumento musical, ou até mesmo para desenvolver habilidades que auxiliam na coordenação para dirigir automóveis. 

Além disso, por exigirem que o jogador esteja atento a diversos fatores ao mesmo tempo, os jogos de videogame costumam estimular também os processos de aprendizagem de forma geral. 

Melhora o raciocínio lógico

Por exigirem que o jogador esteja em um constante estado de alerta e concentração, a fim de perceber estímulos e tomar decisões rapidamente, os jogos de videogame tendem a tornar a capacidade de raciocínio muito mais ágil. 

Além disso, esse tipo de estímulo ainda auxilia no desenvolvimento de áreas do cérebro que acabam por melhorar o aprendizado, através de habilidades de raciocínio lógico.

Portanto, se pensarmos por esse aspecto, o videogame pode ser visto muito além do que uma brincadeira, ou um lazer, mas também como uma forma de investir em habilidades que facilitam o aprendizado. 

Auxilia a desenvolver tolerância para fracassos e frustrações

Atualmente, as crianças já crescem com ideias muito fechadas sobre sucesso e tendem a não saber lidar com frustrações ou com momentos em que seus desejos são negados. 

Desse modo, os jogos de videogame auxiliam no desenvolvimento desse senso, de que nem sempre as coisas dão certo, e nem sempre o que queremos está ao nosso alcance. 

Os videogames são desenvolvidos de maneira que o jogador tenha que passar por dificuldades para passar de fase e chegar até o final do jogo. Portanto isso auxilia no processo de amadurecimento diante de dificuldades. 

Entretanto, é necessário que isso seja trabalhado juntamente com a criança, para que isso seja um benefício e não um malefício. 

Malefícios do videogame para as crianças

É claro que os videogames também podem apresentar malefícios a quem os joga, caso isso não seja feito com prudência e responsabilidade. Entenda os lados negativos do videogame, que devem ser cuidados. 

Problemas sociais

O excesso do uso da tecnologia pode gerar uma falsa ideia de mundo a criança ou adolescente, que acaba por não ter quase contato com outras pessoas. 

Por mais que existam diversos jogos em que se converse com outros jogadores, existe uma grande diferença entre o mundo virtual e o mundo real. 

Isso pode gerar grandes frustrações e prejudicar a forma como a criança se relaciona em sociedade. 

Portanto é extremamente importante que os pais ou responsáveis estejam atentos a quantidade de tempo que a criança passa jogando videogame, além de buscar incentivar outras atividades, que contrabalanceiam essa questão. 

Auxilia no sedentarismo

Essa é uma das questões que mais se comenta em relação às crianças na modernidade, pois antigamente as brincadeiras aconteciam na rua, com outras crianças, sem o uso de telas. 

O videogame costuma fazer com que as crianças e jovens percam a noção de tempo, o que faz com que elas passem muito tempo sentadas, somente na frente de um monitor.

Além de prejudicar os hábitos diários, também pode acabar trazendo problemas posturais, além de outros problemas de saúde, como por exemplo, lesões por esforço repetitivo (LER).

Você também pode se interessar por: Jogo lagado? Descubra como resolver o problema com essas dicas!